quinta-feira, 30 de abril de 2009



GESTÃO DA ÁGUA: UMA AÇÃO PREVENTIVA

Questões globais, de interesse da humanidade podem ser resolvidas a partir de uma aldeia, um lugarejo, uma cidade.
Ninguém está imune aos problemas que ocorrem em qualquer lugar do planeta, com a intensificação do uso de tecnologias da informação e comunicação somos avisados sobre toda e qualquer calamidade a qualquer hora e em qualquer lugar.
Os sinais de alarme não param de tocar,basta ler o noticiário: Aquecimento global, Gripe Suína, Crise financeira internacional, não faltam males para serem evitados, mas sempre surge um novo tema que vai ocupar as editorias dos sites de informação.
A bola da vez, ou melhor dizendo, do século, é a água, recurso natural que pode se tornar escasso em 40 anos.
Segundo relatório divulgado pela IBM, em 2050, a água será o bem mais escasso e caro do planeta, que nesta época vai contar com uma população de 9 bilhões de pessoas.
O relatório traz dados alarmantes: para fazer uma xícara de café são necessários 140 litros de água.
* 2 a 4 litros é o consumo diário de água para cadaa pessoa, mas são necessários de 2 mil a 5 mil litros de água para produzir a quantidade diária de alimentos por pessoa.
#em 2025 1,8 bilhão de pessoas estarão vivendo em países ou regiões com absoluta escassez de água e dois terços da população mundial viverá em condições de falta d’água.

É imprescindível que medidas sejam adotadas para evitar o agravamento deste quadro, é urgente que poder público, empresas e sociedade desenvolvam e apliquem políticas públicas que informe, eduque e prepare a população para os tempos de escassez que se aproxima.
Se nada for feito, deixaremos um triste legado para as futuras gerações, temos a oportunidade histórica de reverter este erro, não vamos perdê-la.

Você conhece iniciativas que discutam e organizem a sociedade para o problema da escassez de água na sua região?
Compartilhe e divulgue?






AQUECIMENTO GLOBAL : TERRA EM SITUAÇÃO DE RISCO




TERRA

Composição: Caetano Veloso

Quando eu me encontrava preso
Na cela de uma cadeia
Foi que vi pela primeira vez
As tais fotografias
Em que apareces inteira
Porém lá não estavas nua
E sim coberta de nuvens...

Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?...

Ninguém supõe a morena
Dentro da estrela azulada
Na vertigem do cinema
Mando um abraço prá ti
Pequenina como se eu fosse
O saudoso poeta
E fosses a Paraíba...

Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?...

Eu estou apaixonado
Por uma menina terra
Signo de elemento terra
Do mar se diz terra à vista
Terra para o pé firmeza


A canção de Caetano Veloso expressa a admiração do poeta pelo planeta, no entanto, diante do quadro de degradação ambiental, se nada for feito, restará muito pouco de seus recursos naturais para as futuras gerações.
A eleição de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos levou otimismo para os militantes das causas ambientais, ao contrário de seu antecessor George Bush, o novo presidente não se opõe aos tratados que visam salvar o meio ambiente
As condições para um alinhamento global estão dadas: as principais economias do mundo aceitam adotar medidas mais duras, como redução de emissão de gases na atmosfera, combate ao desmatamento e aproveitamento equilibrado dos recursos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário